KODANSHA-KAI KARATE SHINSHUKAN BRASIL

KODANSHA

A expressão Kodansha é originária da língua japonesa e tem como significado “ pessoa de grau elevado”, no mundo das artes marciais.

O termo 高段者, também se fala Kodansha, mas como pessoa de graduação elevada, ligado ao Karate e algumas outras artes marciais com o mesmo significado, na estilo Shorin Ryu e na escola ShinShuKan de 7º dan e acima.

Literalmente a expressão Kodansha pode ser traduzida com KO = alto, elevado; Dan = Grau; SHA: Pessoa ou Personalidade.

Ressalta-se aqui que a expressão KO = alto,elevado, traz consigo o conceito também de “experiente”; pessoa que viveu diversas situações e que pela sua notável forma de enfrentar condições adversas, agora ensina os mais jovens a descobrir o melhor caminho a ser trilhado.

O Kodansha é referência de acolhimento para os novos praticantes. Atua como conselheiro e mentor dos faixas pretas experientes; ensina e repassa integralmente seus conhecimentos filosóficos, práticos e teóricos, adquiridos ao longo dos anos de prática das artes marciais. Carrega consigo os princípios do Dojo Kun (Valores da Escola). Propaga e contribui com ações colaborativas para o crescimento permanente da organização onde atua.

Um Kodansha é visto como o elo de conexão e inclusão entre os novos praticantes e a sua Escola, independentemente de origem, credo, raça, cor, orientação ou gênero. O Kodansha age sempre de forma ética em todas as situações; exerce “liderança ativa” no meio onde vive e busca a evolução contínua das Artes Marciais em sua área de atuação.

Na Escola Shinshukan, fundada pelo Grande Mestre Yoshihide Shinzato onde pratica-se e ensina-se Karate-Do e Kobu-Do, o Kodansha exerce todos os papéis aqui descritos; e vai além. É de responsabilidade do Kodansha Shinshukan, levar adiante o legado de gratidão ao Grande Mestre Shinzato, representando a sua Escola Shinshukan onde quer que esteja e em qualquer circunstância, com atitudes e comportamentos que demonstrem a magnitude deste legado.

Santos, 14 de janeiro de 2023

Texto escrito por Gilberto Israel e Francisco A Medeiros
em colaboração com o Kodansaha Kai da Escola Shinshukan

Revisado e aprovado por:
Masahiro Shinzato – Dai Sensei e Mitsuhide Shinzato – Diretor Executivo.